domingo, 11 de novembro de 2012

Ano da fé - A fé como um “Crer” é um ato eclesial.


Seminarista Jean Marcos de Oliveira






Ano da fé - A fé como um “Crer” é um ato eclesial.
Não há tempo melhor para falar de fé, do que esse tempo que estamos vivenciando, que é: o Ano da fé. O ano da fé teve início no dia 11 de outubro de 2012 e terminará no dia 24 de novembro, de 2013. “Então teremos um período de pouco mais de um ano, no qual somos convidados, a refletir juntamente com a Igreja Católica sobre, a fé que professamos. “A fé é uma adesão pessoal do homem inteiro a Deus que se revela. Ela inclui uma adesão da inteligência e da vontade á revelação que Deus fez de si mesmo por suas ações e palavras, por conseguinte, “crer” tem uma dupla referência: a pessoa é a verdade, por confiança na pessoa que a testa. Não devemos crer em ninguém a não ser em Deus, o Pai o Filho e o Espírito Santo.
A Fé é um dom sobrenatural de Deus. Para crer, o homem tem necessidades dos auxílios interiores do Espírito Santo. “Crer” é um ato humano consciente e livre que corresponde à dignidade da pessoa humana.
“Crer” é um ato eclesial. A fé da Igreja precede, gera, sustenta e alimenta nossa fé. A igreja é a Mãe de todos os crentes. “Ninguém pode ter a Deus como Pai, que não tenha a igreja como Mãe”. “Nós cremos em tudo que está contido na palavra de Deus escrita ou transmitida, e que a igreja propõe a crer como divinamente rebelado”.
A fé é necessária à salvação. O próprio senhor afirma: “aquele que crer e for batizado será salvo; aquele que não crer será condenado” (MC 16, 16). “A fé é um antegozo do conhecimento que nos tornará bem-aventurados na vida futura”. (Catecismo da Igreja Católica).
“Para que nós cristãos possamos aproveitar bem este ano da fé, essa fé que, nos salva e da coragem”.


Por: Seminarista, Jean Marcos de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário