Seminarista Everaldo Bail |
Solenidade de Cristo Rei do Universo
CRISTO REINA PELO TESTEMUNHO DA VERDADE
A celebração da Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, encerra o Ano Litúrgico. A Liturgia nos apresenta o Reino da Verdade em Jesus Cristo.
A Leitura do profeta Daniel nos prepara para a ideia de um Reino transcendente, que não pertence aos homens, mas a Deus. A figura de um rosto humano, “como filho de homem”, que desce do céu, de junto de Deus, representa o reinado de Deus que domina as quatro feras, os reinos deste mundo. Ao descer, recebe poder, glória e realeza.
Rezando o Salmo 92 (93) afirmamos: “Deus é Rei e se vestiu de majestade, glória ao Senhor”. Somente Deus existe desde sempre e para sempre, revestido de poder, esplendor e santidade. Hoje vemos revestido do mesmo esplendor Jesus Cristo e O reconhecemos como nosso Rei e Senhor. Ele é a testemunha fiel, primeiro a ressuscitar dentre os mortos, Rei dos reis da terra: são três títulos atribuídos a Cristo, e, portanto, cristológicos.
Ele testemunhou o que viu e deu sua vida pela verdade de seu testemunho. Porém, superou a morte, e por isso, possuímos a ressurreição e a vida. Seu reino é construído sobre o poder da verdade e do amor; realiza-se onde o homem responde com fé à Verdade, com a fidelidade ao seu amor. Ele, o Crucificado, livrou-nos do pecado e nos fez participar de seu sacerdócio régio.
![]() Cristo Pantocrator- Rei do universo |
Aclamamos o Rei que vem em nome do Senhor, pois vem dar testemunho da Verdade. Interrogado por Pilatos se é o Rei dos judeus, Jesus responde que seu reinado não é deste mundo, pois se trata de um Reino de santidade e de graça, no qual exerceremos nossa vocação fundamental: a santidade. É também um Reino de verdade e de vida, pois nele alcançaremos a vida em abundância: “Eu vim para que todos tenham vida e vida em abundância” (Jo 10,10).
Jesus é o Rei que se faz Caminho para nos conduzir à Verdade e à Vida plena. Ele também dá a vida, libertando o homem da escravidão do pecado. Sendo o Caminho, pedimos que nos guie ao Pai com seu carinho e amor. Sendo a Verdade, enche-nos da caridade, pois é o serviço aos irmãos. Sendo a Vida, ajudai-nos a sermos coerentes em nossa doação pelo próximo pela partilha e pela fraternidade. Na Bíblia a palavra Verdade significa firmeza, confiabilidade, fidelidade. Jesus é a palavra “cheia de graça e verdade” (Jo 1,14), amor e fidelidade até o fim, em palavras e atos, dando Sua vida na Cruz, seu trono.
Que o convite de Jesus: “Quem é da verdade escuta a minha voz” seja a voz forte do Filho do Homem que entregou sua Vida por nós e nos resgatou pelo seu sangue, e que nos encoraje cada vez mais para testemunharmos seu amor entre nós e rezarmos convictos: “Venha a nós o vosso reino” (Mt 6,10), fazendo acontecer, aqui e agora, o Reino de Deus.
Por: Seminarista Everaldo Bail- Propedêutico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário